Como funciona um sistema de reconhecimento de placas?
4 abril, 2019Com certeza, você já deve ter visto um filme futurista nos quais um programa ou algum tipo de equipamento é capaz de identificar a placa de veículos automaticamente, não é mesmo? Mas sabia que isso já deixou de ser um futuro distante e graças a avançados estudos, especialmente os relacionados a Internet das Coisas, já é real?
O sistema de monitoramento e reconhecimento de placas já está no mercado. E inclusive já pode estar atuando na sua cidade! Sabia?
Aldo Vendramin, presidente da Consilux Tecnologia, afirma que um sistema de reconhecimento de placas pode trazer muitos benefícios para as cidades. Desde ajudar no monitoramento local até mesmo a identificação de veículos furtados ou roubados.
Quer entender melhor o funcionamento desse sistema? Preparamos este artigo especialmente para isso! Boa leitura.
O que é um sistema de reconhecimento de placas?
Primeiramente, é preciso entender o que é um sistema de reconhecimento de placas e como ele funciona. Certo?
Aldo Vendramin explica que um sistema de reconhecimento de placas consegue identificar as placas dos veículos que passam por ele. O empresário diz que ao integrar sensores, câmeras de monitoramento e um banco de dados, o sistema de reconhecimento de placas consegue identificar os veículos e saber se existe alguma pendência em relação a ele. Vendramin afirma que é até mesmo possível, caso configurado, disparar um alerta caso o veículo identificado esteja sendo procurado.
Para funcionar, esse sistema conta com uma tecnologia altamente especializada, combinando câmeras, switches e um software especialmente desenvolvido para essa tarefa. As câmeras de segurança, segundo Aldo Vendramin, devem possuir alta capacidade de captura de imagens em movimento, para que a resolução fique boa e o servidor possa identificar as placas.
Se você estiver pensando como o servidor é capaz de realizar essa identificação, Vendramin explica que ela é feita através do reconhecimento ótico de caracteres, ou OCR. Quando configurado e integrado ao banco de dados da prefeitura ou da polícia local, o sistema é capaz de realizar a comparação e buscar no banco de dados se existe algum informativo ou irregularidade com o veículo portador da placa.
E sua capacidade não para por aí. Aldo Vendramin também diz que o próprio sistema também é capaz de armazenar informações em uma base de dados para consultas futuras, geração de relatórios ou até mesmo para servir de referência como dados estatísticos.
O próprio sistema de reconhecimento de placas da Consilux consegue monitorar até quatro faixas de trânsito por equipamento, sem contar que podem funcionar o dia inteiro e durante o período da noite ainda pode funcionar perfeitamente com a ajuda da iluminação infravermelha.
Mas como funciona um sistema de reconhecimento de placas?
Certamente, após saber o que um sistema de reconhecimento de placas faz, você ficou curioso em entender como isso funciona. Não é mesmo?
Aldo Vendramin explica que para esses equipamentos funcionarem da forma correta existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração. Um deles é a escolha de adequada da tecnologia a ser empregada. Segundo o empresário, por exemplo, para conseguir ser efetivo, geralmente prefere-se utilizar o IP do que a tecnologia analógica.
Outros elementos importantes na montagem e para o bom desempenho de um sistema de reconhecimento de placas são a câmera, os recursos de controle de obturador, a compensação da luz, a lente e a capacidade de resolução. Afinal, é preciso captar uma imagem em movimento com nitidez.
Aldo Vendramin também explica que uma parte fundamental do projeto são os estudos e cálculos relacionados aos ângulos corretos e o posicionamento dos equipamentos na hora da instalação. Pois, eles precisam captar as imagens na altura das placas.
E quais as vantagens de contar com um sistema de reconhecimento de placas?
Um bom questionamento é exatamente esse: “quais benefícios os sistema de reconhecimento de placas traz para a cidade e para mim?”
Esse tipo de equipamento pode, além de monitorar as condições das vias, também ser utilizado, por exemplo, para fiscalização da velocidade permitida nas vias bem como identificar em tempo real os veículos que estejam descumprindo a regulamentação.
Viu que legal? E não é só isso. Veja abaixo as principais vantagens de ter um sistema de reconhecimento de placas na sua cidade:
Ajuda a reduzir o número de acidentes
Está comprovado que o uso de fiscalização eletrônica ajuda a reduzir o número de acidentes, já que os condutores prestam mais atenção no cumprimento da velocidade em vias monitoradas.
Ampla abrangência
Aldo Vendramin diz que sistemas mais robustos, por exemplo, são capazes de monitorar até mesmo 4 faixas de trânsito por equipamento.
Automatização do processo
Também é possível configurar o sistema para que ele gere autos de infração automaticamente, junto com uma comprovação de imagem.
Controle remoto
Aldo Vendramin explica que é possível integrar o sistema da Consilux a um Centro de Controle Operacional. Dessa, forma toda a operação e o acompanhamento pode ser realizado através de uma conexão online a partir de uma base única.
Documentação através de imagens
Além de reconhecer as placas que passam pelas vias onde estão instalados, os sistemas de reconhecimento de placas são capazes de gerar imagens do que acontece. Por exemplo, eles conseguem captar uma imagem da placa no momento da infração. Assim, gera um documento comprobatório.
Fiscaliza a velocidade
Aldo Vendramin afirma que modelos avançados como da Consilux Tecnologia são capazes de medir e monitorar a velocidade dos automóveis. Assim, é possível inibir que os motoristas ultrapassem os limites de velocidade das vias onde o aparelho está instalado.
Funcionamento 24h
Os equipamentos desse tipo de sistema vêm equipados com iluminação infravermelha, assim o monitoramento no período da noite pode ser realizado com sucesso.
Identificação de irregularidades
Também é possível utilizar o sistema de reconhecimento de placas para monitorar veículos que estejam passando pela cidade e contem com alguma irregularidade. Pois, de acordo com Aldo Vendramin, é possível conectar o sistema a uma base de dados da cidade que contenham essas informações e o sistema faz essa checagem de forma automática.
Maior controle
A cidade e o planejamento viário ganham um novo aliado com a instalação de um sistema de reconhecimento de placas. Segundo Aldo Vendramin, esse equipamento é capaz de realizar também a contagem e a classificação volumétrica do que passa pela via. Assim, também pode funcionar como base para pesquisas ou até mesmo para levantamentos estatísticos.
Mais controle para o município
Com o monitoramento instalado em suas vias, especialmente nas divisas municipais, as prefeituras podem ter um controle maior sobre os veículos que entram e saem de seu território.
Não atrapalha
O equipamento do sistema de reconhecimento de placas é altamente discreto então não ocupa muito espaço e nem mesmo causa nenhum problema na vista da cidade.
Tempo real
Onde os equipamentos estão instalados, é possível realizar o monitoramento e o acompanhamento em tempo real.
A sua cidade já utiliza algum sistema de monitoramento ou de reconhecimento de placas? Aproveite para contar nos comentários se você já viu um e nos dar dicas de assuntos que você gostaria de ver por aqui.