Construção

Inovações tecnológicas para a construção civil

9 abril, 2019
Inovações tecnológicas para a construção civil

Atualmente você já acorda cercado de tecnologia, não é mesmo? É um celular que desperta ou até mesmo um relógio. Logo, você checa se há mensagens instantâneas ou e-mails, pode optar por ver suas redes sociais enquanto prepara o café. E na cozinha, podemos encontrar cafeteira, torradeira e outros aparatos tecnológicos que facilitam o nosso dia a dia, não é mesmo?

Viu quanto a tecnologia está presente no seu dia a dia?

Uma das áreas que é muito beneficiada pelos avanços tecnológicos é a da Construção Civil. A tecnologia visa melhorar e aperfeiçoar os processos de construção. Atualmente, de acordo com o Harvard Bussiness Review, um a cada seis projetos pode chegar a custar 70% a mais do que o orçamento previsto inicialmente. Imagina só o prejuízo que pode gerar, já que você está contando em pagar um valor muito inferior ao que pode chegar no final!

Aldo Vendramin, presidente da empresa de tecnologia Consilux, alerta que a melhor maneira de acabar com esse tipo de problema é saber aplicar de forma inteligente as inovações tecnológicas que estão disponíveis no mercado. Assim, é possível utilizar os materiais, equipamentos e planejamentos de forma mais racional, otimizando o tempo e também o orçamento da obra. Esse tipo de pensamento é capaz de gerar projetos mais precisos e enxutos.

Se você ficou curioso e quer saber como as novas tecnologias vieram para otimizar os processos da Construção Civil, continue acompanhando este artigo.

Vamos falar de novidades?

Aldo Vendramin alerta que para não ficar para trás nesse ramo, é preciso sempre estar atento às últimas novidades do setor. Pois ele afirma que a velocidade com que as coisas mudam tem sido cada vez mais rápidas. E por isso, o que é lançamento hoje amanhã pode estar obsoleto.

Por isso, saber utilizar a tecnologia a seu favor pode fazer toda a diferença para a sua empresa. Com essas inovações, segundo Aldo, é possível construir projetos rapidamente, auxiliados pelo baixo custo e a alta qualidade.

O empresário afirma que os novos aplicativos facilitam muito a vida de quem precisa planejar, executar ou até mesmo monitorar uma obra.

A realidade aumentada, por exemplo, já é um fator que está disponível no mercado e permite visualizar o projeto no local onde será construído! Aldo diz que essas tecnologias são capazes de alterar ainda no projeto detalhes que puderam passar sem ser percebidos, especialmente detalhes de acabamento.

E as novidades não param antes de a obra começar. Outras tecnologias vieram para aprimorar a etapa construtiva. Aldo Vendramin conta que drones e robôs autônomos já são utilizados na hora da construção e que esses gadgets já ajudaram bastante a otimizar o tempo e a aprimorar os processos dentro dos canteiros de obras.

Com essa onda de inovações também apareceram materiais e tecnologias ligados à sustentabilidade. Vendramin explica que atualmente muitas obras já contam com utilização de painéis fotovoltaicos, sensores em locais estratégicos, emprego de materiais sustentáveis e soluções sustentáveis, como a reciclagem da água.

O que mudou na obra?

Adotar essas novidades tecnológicas bem como as técnicas inovadoras que elas trouxeram revolucionou a maneira de trabalhar da Construção Civil. Para Aldo, estar atento a essas mudanças é um imperativo do setor e uma exigência dos consumidores que estão sempre pesquisando e sabem o que querem ao chegar para realizar o planejamento do seu projeto.

Com esses avanços, algumas etapas das construções precisaram se adaptar. Acompanhe abaixo como aconteceu essa evolução.

Cronograma

O cronograma sempre foi um documento especial para o controle de uma obra. Porém, antigamente ele apresentava algumas falhas, em especial por causa de sua atualização manual e exposta a erros.

Para Aldo Vendramin, as novas tecnologias, em especial softwares ou aplicativos permitem ao administrador da obra um controle bem mais detalhado de cada etapa. Assim, é possível compreender e monitorar o cronograma em tempo real, saber o que está acontecendo, o que aconteceu e o que foi ajustado. Isso, com certeza, evita inúmeros desperdícios, especialmente de tempo.

Controle de recursos

Uma das possibilidades que surgiram com o avanço da tecnologia foi um melhor controle de estoques e insumos. A contagem e a verificação deixa de ser realizada de forma manual e anotada em um papel.

Com um software de computador, basta imputar tudo o que entrou e saiu do estoque. Assim, é possível entender em tempo real o que é necessário comprar ou até mesmo quando o pedido precisa ser feito. Isso evita desperdícios e perda de tempo.

Controle de pessoas

Outro tipo de controle muito relevante que também faz toda a diferença para a obra é o controle de pessoas. Entender o que estão fazendo e poder gerenciar o tempo dos colaboradores é uma forma de otimizar os processos da construção também.

Para Aldo, contar com um programa capaz de controlar a entrada, o trabalho que está sendo realizado por cada profissional e como está cada etapa pode fazer toda a diferença na hora de organizar o cronograma bem como manter o controle de estoque.

Comunicação

Em todo tipo de trabalho uma comunicação eficaz faz toda a diferença no resultado final do projeto, não é mesmo? E na Construção Civil não é diferente. As pessoas precisam manter alinhado o que deve ser feito, como e quando e de que forma.

Assim como os profissionais precisam receber as diretrizes e orientações, o engenheiro chefe, ou encarregado, por sua vez, também precisa receber esse feedback de volta e saber o que está acontecendo em seu canteiro em tempo real, onde ele estiver.

Os smartphones surgiram para descomplicar essa comunicação e facilitar a troca de mensagens entre os profissionais envolvidos.

Construir um projeto

Para que uma obra possa começar, é necessário contar com um conjunto de projetos, desde o projeto arquitetônico, com a planta baixa e a planta humanizada, até mesmo o projeto legal.

São vários documentos que precisam ser organizados e complementares entre si, não é mesmo?

Aldo Vendramin afirma que graças às novas tecnologias é possível realizar a criação dos projetos de forma mais precisa e fácil. Os novos softwares permitem, por exemplo, visualizar o projeto através de recursos 3D. Além disso, é possível detalhar cada pedaço do projeto, segundo explica Aldo.

Essa tecnologia ajuda a minimizar diversos imprevistos na hora da execução. Uma vez que alguns tipos de softwares já possibilitam realizar uma série de simulações, como deformações, vibrações, efeitos de calor e até mesmo cálculos estruturais.

Vendramin também explica que esses programas ainda permitem a realização de simulações externas ou internas, com o intuito de prever o fluxo de pessoas. Mas não para por aí! Também há a possibilidade de realizar simulações de acabamento e de decorações. Assim, o seu projeto vai sair realmente igual ao que estava no papel.

A tecnologia realmente impacta na produtividade da Construção Civil?

Se você ainda está se perguntando quais são as vantagens que o emprego de novas tecnologias traz para a Construção Civil, chegou a hora. Vamos elencar abaixo quais são os principais benefícios. Acompanhe:

Aumento na produtividade

A tecnologia também vem com toda a certeza para ajudar no aumento da produtividade. Aldo Vendramin explica que antes de chegarem determinadas tecnologias no canteiro de obras, muitas coisas eram feitas de forma manual, mas assim que novos equipamentos ou até mesmo ferramentas digitais chegaram, tudo mudou.

Dessa forma, o canteiro de obras experimentou um grande ganho de produtividade no trabalho. Há profissionais que afirmam que determinados processos conseguiram reduzir em até 50% o tempo que era necessário para realizá-los.

Diminuição de custos

Com toda a certeza, a tecnologia vem sempre ajudando a reduzir os custos na indústria em geral e no setor de Construção Civil isso não é diferente.

Aldo Vendramin destaca que a tecnologia deve ser vista como uma grande aliada, uma vez que ela é capaz de prever e prevenir riscos. Assim, o controle de custos torna-se mais fácil e até mesmo a diminuição dele fica cada vez mais real.

O empresário explica que aplicativos e softwares modernos ajudam a monitorar e a controlar os custos. Esses avanços já permitem até mesmo realizar o controle de custos de cada fase da obra. Além disso, também é possível entender o desempenho da equipe, medir a qualidade da obra e avaliar os resultados.

Vendramin diz que esse é o grande segredo para se prevenir, garantindo que não apareçam custos extras.

Para Aldo Vendramin, a tecnologia vem exatamente para melhorar todo o processo construtivo, proporcionando maior controle de todos os gastos, já desde a concepção do projeto.

Mais segurança

Com certeza, você sabe que o canteiro de obras pode ser um lugar que não é completamente seguro. Certo? Mas as inovações tecnológicas estão cada vez mais trazendo novidades no quesito de segurança dos profissionais envolvidos no processo construtivo.

De acordo com Aldo Vendramin, garantir a segurança das pessoas envolvidas na obra é uma preocupação constante das empresas que estão sempre investindo em Equipamentos de Proteção Individual e demais práticas de segurança.

O empresário diz que não é somente na segurança que esses equipamentos auxiliam. Ele acredita que graças a eles, é possível também aumentar a produtividade dos colaboradores bem como ajudar a monitorar o processo e evitar perdas durante o mesmo.

Mais inovação: conheça algumas aplicações tecnológicas na Construção Civil

A tecnologia realmente chegou invadindo os diversos setores da indústria e também dos serviços. Aldo Vendramin lembra que hoje a Construção Civil conta com muitos aparatos tecnológicos que não foram necessariamente pensados em primeiro plano para ela, mas que graças a criatividade pode ser inserido nesse meio. Além desses, várias tecnologias específicas também estão disponíveis no mercado.

Quer conhecer um pouco?

Drone

Os drones não foram criados como uma funcionalidade principal para servir a Construção Civil. Mas Aldo Vendramin explica que eles foram rapidamente incorporados pelo setor. Ficou curioso em como eles podem ajudar?

Aldo Vendramin explica que os drones podem ajudar em diversos serviços, desde uma inspeção no canteiro de obras até mesmo para monitorar o andamento dos processos e visualizar ou fotografar como está indo o projeto em si. Vendramin explica que a utilização do drones para as inspeções podem ajudar a fazer com que essas sejam mais eficientes, além de encurtar o espaço entre elas, tornando a obra mais precisa.

Sensores

Já ouviu falar em sensores vestíveis? Isso mesmo! Aldo Vendramin explica que esses sensores revolucionaram os Equipamentos de Proteção Individual. Dessa forma, é possível adicionar sensores em roupas, sapatos e até mesmo capacetes a fim de garantir a segurança do profissional envolvido.

Os capacetes equipados com sensores, por exemplo, podem emitir uma alerta ao constatar que há possibilidade de haver um impacto. Isso pode evitar um grande número de acidentes, principalmente os que acontecem por conta de distração.

Softwares e aplicativos

Os avanços na área de informática vieram trazer um grande diferencial para a Construção Civil. Aldo Vendramin destaca a criação das plantas e também a gestão do canteiro de obras e a própria gestão financeira do projeto.

Com a internet, muitos programas disponibilizam acesso remoto de qualquer lugar e salvam seus dados na nuvem. Além disso, também é possível fazer o download do que você criou em pdf ou até mesmo em outros formatos.

Para Vendramin, toda essa tecnologia, em especial a disponibilização de aplicativos para smartphones proporcionou grandes avanços para a Construção Civil, especialmente em questão de otimização de tempo.

Impressão 3D

Você já ouviu falar em impressão 3D? A impressão 3D veio exatamente para revolucionar o mercado e rapidamente ganhou espaço em diversos projetos.

Para Aldo Vendramin, o grande diferencial da impressão 3D para a Construção Civil é a possibilidade de criação de peças personalizadas. Assim, é possível evitar tanto o desperdício de materiais como de tempo e de mão de obra. Além disso, a obra pode ficar pronta muito mais rápido!

Vendramin ainda lembra que as vantagens não param por aí! Ao optar por utilizar a impressão 3D, é possível também colaborar com o meio ambiente e tornar o seu canteiro e a sua obra mais sustentáveis, uma vez que essa invenção ajuda a eliminar o desperdício de materiais.

Gostou dessas novidades? Aproveite para deixar um comentário e indicar quais outros assuntos você gostaria de ver aqui no blog.