Transporte

Sistema embarcado de ônibus: o que é?

24 maio, 2019
Sistema embarcado de ônibus: o que é?

A tecnologia vem sempre para facilitar o nosso dia a dia, não é mesmo? Provavelmente você já acorda cercado por ela. Se não for um despertador comum, com certeza é o seu celular que toca um alarme para você acordar, aí vem ônibus para ir para o trabalho e quando chega lá várias outras ferramentas de auxiliam, não é mesmo?

Um dos setores que também se beneficia bastante das descobertas e utilizações tecnológicas é o setor de transporte de pessoas. E uma dessas inovações é o que chamamos de sistema embarcado de ônibus. Aldo Vendramin, presidente da Consilux Tecnologia, conta que os sistemas de ônibus embarcados proporcionam mais confiança e estabilidade para quem está operando e para quem está a bordo. Assim, é possível prestar um serviço de transporte público de passageiros com mais segurança e qualidade.

Para que você possa entender melhor o que é um sistema embarcado de ônibus, como ele funciona e quais são seus benefícios para a cidade, preparamos esse artigo. Continue lendo e fique por dentro de tudo sobre esse tema.

O que é um sistema embarcado afinal?

Para que possamos entender melhor o que é um sistema de ônibus embarcado, primeiro é preciso compreender o que é um sistema embarcado. A primeira vista o termo sistema embarcado pode parecer complexo, mas não se assuste, é um pouco mais simples de se entender. Esse termo, como explica Aldo Vendramin, é utilizado para designar um sistema eletrônico embarcado. Também chamado de Embedded Electronic System ou sistema eletrônico embutido, esse tipo de sistema possui como base um microprocessador.

O empresário explica que não é um microprocessador como os comumente utilizados em computadores. Aldo diz que seu software é completamente dedicado a um dispositivo ou a um sistema de controle. Assim, ele é diferente dos computadores pessoais, pois os sistemas embarcados são capazes de realizar um conjunto de ações que são pré-definidas e associadas a requisitos específicos. Afinal de contas, o sistema é realmente destinado para a realização de atividades específicas. Vendramin explica que por esse motivo é possível contar com uma redução tanto no custo quanto no tamanho do dispositivo.

Vamos conhecer alguns sistemas eletrônicos embarcados?

Automóveis

Não se surpreenda ao descobrir que os automóveis podem ser equipados com microcontroladores para diversos fins.

Aldo Vendramin explica que é possível contar com sistemas eletrônicos para controlar a injeção eletrônica, o equipamento de som, as centrais de alarme, os sistemas de airbags e até mesmo os sistemas anti-bloqueio.

Celular

Um aparelho celular é um tipo de sistema eletrônico embarcado. É através de seu microprocessador que esses aparelhos são capazes de executar as diversas funções que estão inscritas em sua programação básica.

Eletrodomésticos

Muitos eletrodomésticos utilizam microprocessadores para desempenhar seus papéis. O aparelho de microondas é um ótimo exemplo.

Equipamentos médicos

Uma área que se beneficia muito das descobertas tecnológicas também é a medicina. Pensando nisso, muitas possibilidades são abertas e muitos aparelhos são programados com a utilização de microprocessadores.

TV

Se você ficou surpreso, sim, os aparelhos de televisão modernos podem ser considerados sistemas eletrônicos embarcados, uma vez que eles contam com pelo menos um microcontrolador que capta os comandos do controle remoto e, dessa forma, consegue realizar diferentes funções.

Videogames

Quem não gosta de jogar um videogame? Pois saiba que eles também utilizam a tecnologia de sistemas eletrônicos embarcados com microprocessadores.

Principais características de um sistema embarcado

Já sabe tudo sobre sistemas embarcados? Então, agora é hora de conhecer as principais características desses sistemas. Continue acompanhando:

Capacidade de processamento

Uma característica dos sistemas embarcados é que contam com um processamento para poder desempenhar suas atividades. Porém, Vendramin explica que se compararmos esses sistemas a um computador desktop comum, eles possuem uma capacidade de processamento menor. Isso acontece porque seus microcontroladores são menos potentes que os microprocessadores que são encontrados nos computadores.

Interface amigável

Para poder operar um sistema embarcado de forma simples, os seus desenvolvedores pensam em interfaces intuitivas e fáceis de serem entendidas e utilizadas. Para isso, a maioria dos sistemas são acompanhados de botões ou até mesmo LEDs para facilitar o seu uso.

O empresário explica que também é possível controlar sistemas um pouco mais complexos e para isso pode ser necessário contar com uma tela gráfica mais complexa, utilizando até mesmo funcionalidades relacionadas ao Touch Screen. Muitas vezes, também existem sistemas que podem ser operados através de uma conexão de rede via Web.

Periféricos

Para poder estabelecer uma comunicação com o meio externo, é necessário a utilização de periféricos. Por isso, muitos sistemas embarcados são acoplados a Leds, LCDs, TCP/IP ou até mesmo USBs, além de entrada de dados por meio de teclados.

Vida útil

Aldo Vendramin explica que uma característica importante desses dispositivos é que eles são capazes de operar continuamente por anos sem nenhuma interrupção. Além disso, o empresário também lembra que eles são programados para que possam se recuperar sozinhos após erros.

Então, o que é um sistema embarcado de ônibus?

Para Aldo Vendramin, um sistema embarcado de ônibus é um avanço tecnológico que chegou para facilitar o dia a dia das empresas de ônibus bem como para trazer mais segurança para os passageiros e uma melhor qualidade de trabalho para o motoristas e os demais profissionais envolvidos.

Um sistema embarcado de ônibus conta com um conjunto de programações com o intuito de realizar melhorias contínuas na rede de transporte. Essa tecnologia é capaz de gerir em tempo real as condições de tráfego e junto com as estruturas operacionais da cidade garantir segurança e eficácia no trânsito e no transporte de passageiros. Vendramin acredita que assim é possível melhorar tanto a integração dos modais como realizar a priorização do transporte coletivo de forma mais harmônica.

O sistema embarcado de ônibus da Consilux, por exemplo, é capaz de ser integrado a rede semafórica, bem como a um sistema de priorização de transporte e até mesmo ao Centro de Controle Operacional da cidade, proporcionando uma verdadeira integração e facilitando o controle do tráfego e do trânsito do local.

Além disso, também é possível, segundo Aldo Vendramin, realizar uma melhoria constante no transporte coletivo, tornando-o mais eficiente, uma vez que um sistema embarcado de ônibus possibilita a integração com outros sistemas. Aldo Vendramin explica que esse tipo de solução pode se integrar ao sistema de priorização de semáforos, possibilitando a criação de uma rede de priorização para estes ônibus.

Pensando nisso, a Consilux tecnologia desenvolveu um sistema embarcado de ônibus próprio que é capaz também de provisionar o tempo de um determinado trajeto. Aldo Vendramin acredita que é uma vantagem sempre saber quanto tempo você vai demorar para chegar em algum lugar, assim, você pode se planejar melhor.

A frota ainda conta com sensoriamento e comunicação com o Centro de Controle Operacional, interligando pontos de ônibus e terminais de passageiros. Vendramin diz que toda essa facilidade e segurança ajudam bastante no dia a dia da população que utiliza os meios de transporte, seja para chegar ao trabalho ou para ir para a faculdade, escola, médico etc.

Equipamentos de um sistema embarcado de ônibus

Para Aldo Vendramin, contar com veículos equipados com um sistema embarcado eficiente é fundamental para toda empresa de ônibus.

Se você quer saber quais componentes compõe esse tipo de sistema, acompanhe a lista abaixo:

  • CPU
  • leitor scanner de diagnóstico veicular
  • câmeras de videomonitoramento
  • rastreador GPS
  • equipamentos audiovisuais
  • sistema de comunicação

Todos esses equipamentos, de acordo com Aldo Vendramin, são instalados e orientados para trabalharem de forma integrada. Além disso, também são dispostos de forma discreta, evitando que atrapalhe de alguma forma o fluxo de pessoas internamente assim como o próprio desempenho do veículo.

Vendramin ainda ressalta que esse tipo de sistema conta com um baixo consumo e ampla disponibilidade de controle de energia. Assim, é possível evitar que aconteça a descarga completa da bateria, por exemplo.

Por que utilizar um sistema embarcado?

Agora que você já sabe como funciona um sistema embarcado de ônibus, pode estar se perguntando o motivo pelo qual as empresas devem adotar esse tipo de solução. Certo?

Então, vamos entender melhor quais são as vantagens de contar com uma frota equipada com um sistema embarcado.

De acordo com especialistas, um sistema embarcado de ônibus integrados traz vários benefícios, seja para a própria empresa, seja para os passageiros. Além da grande economia de tempo e de dinheiro que essa solução pode trazer, também é possível contar com mais segurança e conforto nas viagens, tanto para os colaboradores como para os clientes.

O próprio produto da Consilux Tecnologia, por exemplo, traz como um de seus objetivos a realização de melhorias contínuas na sua malha de transportes. Aldo Vendramin ainda ressalta que esse sistema é capaz de gerar automaticamente dados e informações que podem ser aplicadas e estudadas para fins estatísticos.

Com um sistema totalmente confiável, os dados coletados também são capazes de fornecer insumos para insights sobre melhorias no próprio produto.

E não é só isso. Aldo Vendramin diz que a metodologia do sistema embarcado de ônibus da Consilux é capaz de assegurar fluidez no transporte coletivo assim como facilitar o redimensionamento da frota. Além disso, a solução também auxilia no planejamento de recursos assim como na eliminação de desperdícios e ainda pode acabar com as fraudes.

Quais são os diferenciais de uma frota equipada com sistema embarcado?

Viu como pode ser vantajoso contar com uma frota totalmente equipada com um sistema embarcado de ônibus?

Se você ainda quer conhecer mais os diferenciais dessa solução, acompanhe abaixo:

Relatório detalhado

O sistema embarcado de ônibus da Consilux é capaz de produzir um relatório detalhado que irá auxiliar em várias áreas. Os dados fornecidos trazem tanto informações sobre o veículo, como também sobre os condutores.

Dessa forma, é possível saber como estão os equipamentos do veículo bem como se é preciso realizar melhorias ou troca de componentes. Além disso, também existe a possibilidade de entender como o motorista está se comportando no trânsito.

Todas essas informações, além de úteis para a empresa, também podem ser utilizadas para fins estatísticos.

Dimensionamento da frota

Para Aldo Vendramin, um dos cálculos mais difíceis que uma empresa de ônibus pode ter que fazer é exatamente dimensionar a frota.

Com o auxílio do sistema de ônibus embarcado, é mais fácil realizar o correto dimensionamento da frota.

Aumento da velocidade

Ao contar com um sistema embarcado de ônibus, também é possível realizar um aumento da velocidade média nos eixos, e por tanto maior rapidez no deslocamento de passageiros.

Previsão de viagem

Um ônibus que conta com um sistema embarcado de ônibus como os da Consilux é capaz de determinar o tempo de viagem que levará de um ponto a outro em tempo real.

Aldo Vendramin acredita que essa é uma facilidade estratégica que deve ser oferecida para todos que utilizam o meio de transporte coletivo. Pois, assim é possível saber exatamente que horas você vai chegar e assim poder se organizar de uma maneira melhor.

Videomonitoramento

Os sistemas embarcados de ônibus da empresa também são capazes de se integrarem com o sistema de videomonitoramento da cidade. Assim, também é possível acompanhar as viagens e saber onde os ônibus estão em tempo real.

Além disso, também é possível acompanhar o trajeto do ônibus e identificar possíveis suspeitos que embarquem ou desemabarquem dele.

Priorização de semáforos

O sistema de priorização da rede semafórica é uma das soluções que podem ser adotadas nas cidades para melhorar o fluxo e ajudar a melhorar o tempo de deslocamento para as pessoas que utilizam os meios de transportes públicos em seu dia a dia.

Pensando em melhorar ainda mais o tempo de deslocamento em nas frotas equipadas com o seu sistema de ônibus embarcado, a Consilux desenvolveu uma integração da sua solução com o sistema de semáforos. Dessa forma, é possível realizar a priorização do transporte coletivo que estiver equipado com esse dispositivo.

Para Aldo Vendramin, essa solução traz ainda mais agilidade para o dia a dia de quem precisa lidar com congestionamentos nas grandes cidades

Se você gostou de saber como funcionam os sistemas de ônibus embarcados, aproveite para deixar um comentário aqui no blog e contar quais outros assuntos você gostaria de ver por aqui.